segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Permacultura - Conceitos e Práticas Workshop na 4 Ventos


Olá Durga,

Grato pela inclusão no blog, vou visitar em breve.
aqui vai info do proximo fim de semana que agradeço a divulgaçao pois acho importante o assunto em questão


Ola a todos , bom ano :)

agora que o natal ja passou e o ano novo tambem, feitos os dejejos de boas festas e muito amor, aqui segue alguma informação para o novo ano e o que nos espera nestas novas energias.
Acabamos de ter mais um portal aberto no dia 12/12 e nos dias 23 e 24 tivemos 5 planetas alinhados entre eles e o Sol pelo meio ( nesta ordem; plutão, marte, terra, mercurio,sol e jupiter) e com o centro da galáxia . Um ano de 2007 com muitos desafios e que acabou com um apelo ao coração.
O novo ano traz um forte apelo ao espirito comunitário e nesse espirito..........

Os 4 Ventos iniciam o ano com um fim de semana de PERMACULTURA,
Com Lucy Legan e Andre Soares do IPEC no Cerrado, Brasil,

Fundamentos da permacultura, uma vida sustentavel em harmonia com a Máe Terra,
Reciclar, reutilizar ( agua e materiais ) , energias renováveis, humus sapiens
recuperação de terras e florestas....etc

Permacultura - Conceitos e Práticas

Data: 11( 6ª jantar), 12 e 13 de Janeiro 2008
Monitores: André Soares e Lucy Legan

Com a colaboração de Membros do IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), os formadores André Soares,e Lucy Legan www.ecocentro.org , este workshop destina-se a transmitir, divulgar e eco-educar para a sustentabilidade ecológica, social e cultural, introduzindo os participantes ao design de sistemas ecológicos e sustentáveis, a permacultura.

Preços
- Preço p/ pessoa com alimentação incluída: 150 €
6ª feira a partir das 18h00, com jantar até Domingo às 18h00
- Para Participantes que já tenham feito cursos de formação de Permacultura e /ou Design de Ecovilas com o IPEC: 80€

Contactos e Inscrições
4 Ventos, Miguel
E-mail: 4ventosmiguel@gmail
Telemóvel: 917 211 933
Deposito de 50eur para assegurar a sua inscrição ate 4ª dia 9 de janeiro......falta pouco

ANDRE SOARES

André é construtor natural, permacultor, designer e educador. Fundou o Instituto de Permacultura em Queensland na Austrália e em 1997 retornou ao Brasil para trabalhar no programa da ONU para o desenvolvimento sustentável. Sendo coordenador nacional do programa, André Soares capacitou mais de 2000 designers pelo Brasil, tendo grande influência no desenvolvimento da Permacultura Brasileira. Em julho de 1998 foi co-fundador do Ecocentro IPEC que é hoje o maior centro de referência em sustentabilidade da América Latina. Atualmente André Soares tem como objetivo aumentar o número de parcerias do Ecocentro IPEC e capacitar as empresas brasileiras com o desenvolvimento sustentável, fazendo com que estas preocupem mais com o impacto de suas atividades no meio ambiente e ao mesmo tempo implante tecnologias sociais em seus sistemas operacionais.

Considerado uma das 50 pessoas mais influentes do meio-ambiente no Brasil, André Soares desenvolveu diversos projetos e empreendimentos no terceiro setor como líder na Fundação Avina. O design da Ecovila Santa Branca é um dos recentes resultados de André Soares.



Lucy Legan nasceu em Adelaide, Austrália. Sendo pedagoga, permacultora e especialista em jardinagem, Lucy sempre trabalhou nas áreas de educação e permacultura. Lucy Legan viajou pelo mundo, trabalhando e desenvolvendo projetos para a educação e o desenvolvimento sustentável.

No Brasil Lucy foi co-fundadora do Ecocentro IPEC, o maior centro de referência em sustentabilidadel da América Latina, onde trabalha e vive até hoje. Ao escrever o livro Escola Sustentável, Lucy mostrou de maneira prática e objetiva como é possível envolver educadores e as crianças para uma nova conscientização ambiental, onde o desenvolvimento sustentável nas escolas passa de um sonho para realidade.


Sobre os alinhamentos
Se tiverem tempo visitem este site, ( é o mesmo em duas linguas )

http://www.novasenergias.net/oquesepassanoplanetaterra/
e em Ingles
If you have time, read this one...

www.4ventos.org

Muito Obrigada Miguel pela Vossa participação e por mais um Workshop interessantissimo e muito importante num ano em que é destaque o ambiente. E aproveitamos para colocar mais este esclarecimento do site wikipédia.

Permacultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture, e mais tarde se estendeu para significar permanent culture. A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia.

Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.

Muito obrigada pela sua visita,

Paz Amor e Sabedoria

Durga

2 comentários:

Luíza Frazão disse...

Muito interessante, pena ser no Brasil...
Já coloquei ligação no meu blog. A imagem é maravilhosa. Bem-hajam.

Abraço.

Luíza Frazão

Durga disse...

Ola Luisa,

O coloquei o texto tal como Miguel enviou para mim mas o Curso realiza-se aqui em Portugal numa quinta na Tapada de Mafra, grata uma vez mais pela sua participação e obrigada por tudo.

Ana