quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Aprender a Meditar

Iniciando a Meditação

* Porque devo meditar?

Provavelmente uma pergunta feita com freqüência e cuja resposta pode ser surpreendentemente simples.

* Instruções Básicas para Meditação da Respiração, por Ajaan Thanissaro. Uma meditação guiada.

* Buddho, por Ajaan Thate. Um guia simples e prático de como usar a palavra de meditação, buddho, que é utilizada para acalmar a mente até o ponto em que o discernimento pode começar a surgir.

* Os Benefícios da Meditação Andando, por U Silananda. A postura mais comum para a meditação da atenção plena é sentado com as pernas cruzadas, mas como o corpo humano não é capaz de tolerar essa posição por muitas horas, nós alternamos períodos de meditação sentada com períodos de meditação andando. Visto que a meditação andando é muito importante, neste guia o Venerável U Silananda discute a sua natureza, sua importância e os benefícios derivados da sua prática

* Começando Modestamente: Uma Coleção de Palestras para Meditadores Iniciantes, por Ajaan Lee Dhammadharo. Esta coleção de catorze pequenos discursos oferecem uma excelente introdução à abordagem de Ajaan Lee em relação à meditação da respiração.

* Conselhos Práticos para Meditação, por Bhikkhu Khantipalo. Este texto introdutório traz uma série de sugestões e recomendações para a prática de meditação em casa, na vida diária e em retiro. Também aborda o desenvolvimento dos estados ou 'moradas' divinas (brahma-vihara) e as perfeições (parami), bem como algumas das possíveis armadilhas da prática meditativa. O texto irá ajudar muito as muitas pessoas que possuem um grande interesse na prática de meditação mas que estão distantes das fontes onde se encontram as tradições vivas.
* Meditação de Metta (Amor bondade), por Bhante Gunaratana. A atenção plena é um dos fatores mais importantes em todo o conjunto dos ensinamentos do Buda. Ao equiparar a prática de metta à atenção plena podemos entender a importância dessa prática dentro do conjunto dos ensinamentos do Buda.

* O Método Básico de Meditação, por Ajaan Brahmavamso. Meditação é o processo para lograr o desapego. Na meditação renunciamos ao complexo mundo exterior para atingir o sereno mundo interior. Nesta palestra Ajaan Brahm dá instruções para desenvolver através da meditação com a respiração a tranquilidade e a clareza mental.

* Satipatthana Vipassana – Insight Através da Atenção Plena, por Mahasi Sayadaw. Um livro que descreve a introdução aos princípios básicos da prática da meditação de insight, da forma como ensinado pela escola Birmanesa do Mestre Mahasi Sayadaw.

informação retirada de : Acesso Insight



Meditação Vipassana

Não existe concentração (jhana) sem sabedoria (pañña),
não existe sabedoria sem concentração.
Natthi jhanam apaññasa, pañña natthi ajjhayato,

Aquele que tem ambos, concentração e sabedoria,
está mais próximo de Nibbana.- Dhp 372
Yamhi jhanam ca pañña ca sa ve nibbanasantike.


Ótima Quinta Feira
Repleta de Muita Paz Amor e Luz

Ana

Sem comentários: