quinta-feira, 20 de março de 2008

Uma Visita Breve!

Olá a Todos! Minhas Amigas e Meus Amigos,

Venho aqui deixar-vos um recado:

O meu desejo era poder estar aqui convosco agora, mas neste momento não é possível. Eu estou numa fase de mudanças e há alturas da nossa vida em que temos de voltar toda a atenção para nós mesmos.

Muitas mudanças têm ocorrido na minha vida pessoal e profissional ultimamente e tenho muito trabalho entre mãos, tem sido um corre-corre, mas é assim, “quem corre por gosto não cansa!”, tem sido maravilhoso e construtivo sem dúvida, por esta razão, vou continuar ausente por mais algum tempo uma vez que vou ausentar-me do país também.

Em breve estarei de volta!

Desejo que todos encontrem o vosso caminho e que sigam o vosso coração com amor e alegria!

Mil Beijos e Até Breve!

Muito Amor, Paz e Luz!

Ana

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

... e pariu uma criança


Eu vi uma mulher,

Que era pura como um campo cheio de orvalho no princípio da manhã.

Porque ela deixou tudo para traz,

Para iniciar uma vida nova, totalmente nova.

Eu vi uma mulher,

Que era linda como o cálice de uma flor cheirosa,

Porque os seus olhos de estrela pousavam com um olhar de felicidade infinita.

Eu vi uma mulher,

Que era terna como a penugem de um pássaro novo,

Porque seu corpo poderoso

De repente é todo íntimo e suave.

Ela subiu a montanha;

Estava desesperada, desalentada e calada;

Havia morrido, para então viver de verdade;

Estava forte e grande, estava pobre e fraca;

Estava gritando alto e infinitamente quieta; estava tremendo, lutando e fugindo;

Estava decidida – e desalentada;

Era um rio correntoso – e uma folha boiando;

Era rainha – era escrava;

Via a vida e a morte

Via as estrelas ...

... e pariu uma criança.

Sven Hildebrandt


òtima Semana


Débora Diniz

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Especialista francesa culpa o machismo pelo parto doloroso

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2007/10/31/especialista_francesa_culpa_o_machismo_pelo_parto_doloroso_1064668.html

México, 30 out (EFE).- O parto é um ato violento, mas não tem por que ser doloroso, disse a escritora francesa Muriel Bonnet, opinando que a dor é conseqüência da atual "cultura do medo" imposta pelo homem.

"A dor vem do medo", disse Bonnet em entrevista à Efe.

A autora de "O nascimento, uma viagem: o parto através dos povos" explicou que o medo produz adrenalina, deixando as mulheres tensas.

A reação endurece os músculos do útero e gera a dor.

Ela acusou os homens de impor o mundo masculino de força sobre o feminino. A dominação é causada, por sua vez, pelo medo "do poder da deusa da criação", opinou.

"É uma luta de poder. Os homens tiraram da parteira seu poder natural de ajudar as suas irmãs e filhas a dar à luz. Agora as mulheres têm que lutar para retomar seu direito natural de apoiar as outras mulheres no parto", sustentou.

Quando o mundo feminino recuperar seu lugar haverá equilíbrio entre homens e mulheres, previu Bonnet. Durante 25 anos ela percorreu o mundo para observar como se dá à luz em diversas culturas.

A francesa esclareceu, no entanto, que não se trata de dominar o homem, que deve ocupar seu papel de companheiro da mulher. Os dois devem exercer a sua liberdade.

Bonnet lembrou seu primeiro parto, quando tinha 23 anos, como algo envolvido por uma nuvem de medo e ignorância. Ela usou anestesia epidural, fórceps e parto comum no hospital, porque não conhecia outras opções. Da segunda vez, quando teve gêmeos, o parto foi "de quatro", uma experiência mais simples, natural e agradável, garantiu.

"Em outras culturas, o parto não dá tanto trabalho, é algo simples", observou. Por isso, buscou parteiras baseadas na transmissão ancestral de conhecimentos no México, Amazônia, Canadá, Europa, África e Índia.

"O parto na verdade está ligado ao coração. Dar à luz é algo sagrado, como fazer amor, mas na sociedade atual nos esquecemos disso", explicou.

"Num mundo onde a mulher é integrada ao seu ambiente natural, o bebê nasce como um orgasmo", afirmou.

Bonnet é uma firme defensora de partos dentro de casa ou em "casas de parto" administradas por parteiras.

"Devemos tomar consciência primeiro do poder das mulheres, e não deixar que ele fique nas mãos de outras pessoas, como médicos", recomendou.

A francesa afirmou que a cultura do medo afeta inclusive a família, e é responsável pela luta entre sogra a nora.

"É uma concepção do passado. Nós, mulheres, somos bruxas, e isso é ruim. Mas na realidade ser uma bruxa é ser uma mulher de conhecimento, que não aceita a opressão, e isso é mais comum nas mulheres mais velhas", sustentou.

As mulheres jovens sentem essa força, que causa "inveja e medo", e daí nasce a inimizade entre sogras e noras. Mas, para ela, não deveria ser assim, já que "se existem bons homens é porque suas mães fizeram um bom trabalho". EFE lga mf


Texto enviado por Débora Diniz nossa parceira de equipa responsável pelo temas Gravidez, Parto e Doulas... um abraço e ótimo fim de semana.

Muita Luz e Amor
Ana


imagem : Ricardo Passos

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Vamos Lá Amigas ....


Eu estou profundamente convicta de que tudo que acontece no mundo tal como o conhecemos não é mais do que o reflexo daquilo que se passa nas nossas cabeças, temos todos nós como desafio nesta vida por o nosso Espirito ou parte do Divino como lhe quiserem chamar, colocá-lo cá fora e trabalhá-lo de forma criativa mas para o bem comum.

Quando nós nos encontramos com nosso verdadeiro Eu, o tal Eu Superior o nosso caminho torna-se mais claro, sabemos claramente que temos de encontrar formas criativas e ferramentas necessárias de forma a permitir que nosso Espirito se manifeste com objectivo de fortalecer as nossas relações pessoais, sociais a nossa mente, corpo e espirito num só.

Com isso conseguimos o tal balanço que todos ambicionamos neste mundo. Cada um de nós é uma parte do Divino, cada um de nós tem todo o potencial Divino dentro de nós que nos dá a capacidade de colocar em prática todo nosso potencial, se for milagres que você pretende fazer estou certa que consegue tudo aquilo que mais ambiciona dentro de si é possivel. Cada Um de Nós é Co Criador do Divino com um número infinito de possibilidades a nossa disposição.

Eu acredito que a Humanidade está neste momento a passar uma lição de vida e evolução conjunta, e como tal precisamos de resgatar a parte do Universo Feminino da questão, para que saibamos quem somos. A mulher com passar dos tempos perdeu seu alinhamento com os seus valores femininos que estão guardados na sua alma e que lhe são característicos que são: a verdade, o Amor, a compaixão, a Paz, a sua experiência e a sua criatividade na forma como se relaciona com a natureza e os outros Seres Humanos.

As Mulheres são de facto umas grandes Receptoras de sabedoria e incorporação de Energia Vital ligada ao Coração. Nós temos uma capacidade intuitiva de cura em todos os aspectos da nossas vidas, nós temos a capacidade de união de tudo o que é e existe neste Mundo e nos Outros. O que falta no nosso mundo actual é uma cultura de apreciação destas ideias que ilustram os principios Divino Feminino, quando cada uma de nós honrar e celebrar a nossa verdadeira Essência, as nossas vidas se encaminharam para outro patamar o do equilibrio não só nas nossas vidas pessoais, mas nas comunidades onde estamos inseridas e depois na estabilização do resto do Mundo.

É tempo de cada uma de Nós perceber o que querer dizer O PODER da CO CRIAÇÃO Feminina... eu acredito que pensamentos positivos, realização e reinvidicar o nosso poder no agora. É por isso que a nossa equipa dedica tempo a colocar aqui textos, artigos e está a tentar fechar as suas parcerias de forma que se inicie este ciclo que não pode nunca ficar na blogsfera, nos sites e nas palavra, pois elas precisam de uma acção as mulheres precisam de perceber de novo o seu poder, de serem encaminhadas nos seus primeiros passos, precisam de ser auto suficientes e se amarem como são e pelo que são.

Quando este Resgate colectivo estiver feito, cada Mulher tiver a sua energia direccionada, vamos ter uma sociedade partilhada nos seus recursos e nas soluções o que nos vai permitir a ter uma familia melhor na conjugação de todos os seus membros, haverá mais trabalho comunitário a ser desenvolvido com activação de tudo isto e a prática dos Principios Femininos a Connectividade Mundial de todos e de cada um de nós estará feita.

A Mulher tem de perceber que para que o Seu Poder lhe seja devolvido é fundamental que a sua parte Espiritual esteja preparada para estar firme e convicta daquilo que é justo e nosso direito adquirido enquanto mulheres e nunca desistir disso.

A Voz de Cada uma de Vocês é importante e por isso mesmo podem participar no nosso forum dado Voz a Mulher e Deusa que existe aí dentro pronta a tomar as redeas das Vossas vidas, nem que seja virtualmente agora não importa aos poucos todas nós juntas vamos conseguir.... faça brilhar a Mulher que existe dentro de SI, deixe essa mulher encontrar o seu poder .

Espero que cada dia que passa seja qual for a parte do mundo onde você esteja que possa participar aqui connosco no blog, no forúm estamos a sua espera hoje e sempre.

Espero vos aqui

Forúm Mulheres e Deusas


Muita Paz Amor e Luz

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

PRINCESAS GUERREIRAS



Lutam por suas verdades

Acreditam no Amor, na fraternidade, na união

São PRINCESAS porque exalam perfume das flores
que cultivam no jardim de suas almas

São GUERREIRAS porque não aceitam imposições
que ferem seu acreditar, seus princípios e sua fé

São PRINCESAS GUERREIRAS porque sabem manifestar
O princípio do sagrado Feminino que contém o poder e
a suavidade a um só tempo!


(Susie Sun)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A Preciosidade da Energia Feminina


A Preciosidade da Energia Feminina
Maria Madalena e as Vozes da Deusa através de Suzanne Gould
2007


Boa tarde, filhos do meu coração. Todos vocês são estimados por mim, preciosos além das palavras. Eu sou Maria Madalena. O que vocês desejam saber de mim? Vocês conhecem a minha herança? Um segredo na escuridão, isto é o que eu tenho sido por eons – a madona negra. Minha imagem foi dissimulada, difamada como parte da grandiosa ilusão. A Igreja Romana me chamou de prostituta, meretriz, a pervertida penitente. Mas de algum modo o meu legado foi mantido vivo... escondido. Agora eu retornei à luz Meu nome não é novo. Mas agora estou dando informações! Eu sou representada em livros, filmes, programas de televisão – como os tempos mudaram! Meu verdadeiro poder tem sido revelado, assim falando. Eu estou exposta.

Eu estou aqui para lhes dizer como a energia feminina é preciosa e quanto a voz feminina precisa ser ouvida neste momento. Mulheres – como portadoras das sementes de sua linhagem, vocês são da máxima importância. E vocês sabiam que o seu sangue e os fluídos do seu corpo são especialmente codificados? E as vozes da Deusa – virgem, mãe, idosa – estão se lamentando, se lamentando, se lamentando, sentindo a destruição da Terra. Vocês podem ter notado a quantidade extraordinária de chuva ultimamente e que os oceanos têm se desequilibrado. Os fluidos da Terra estão perturbados.

O Poder das Mulheres

Observem o que aconteceu às mulheres neste momento na história humana. As mulheres assumiram por algum tempo o papel tanto do masculino quanto do feminino. A energia feminina quer resplandecer no mundo, mas há ainda há estimulação a ser feita! As energias masculinas precisam fazer parte do equilíbrio. As mulheres usam muitos chapéus; freqüentemente elas são mulheres de carreira, esposas, mães, cozinheiras e donas de casa, todas em uma. Isto pode se tornar opressivo. Muitos – os médicos com os seus hormônios sintéticos, os políticos com as suas agendas exaustivas e inoportunas – não estão compreendendo as necessidades das mulheres.

As mulheres são intrinsecamente fortes, elas vêem o que precisa ser atendido e elas o fazem. Algumas argumentariam que elas são muito mais firmes na longa jornada do que os homens da espécie, capazes de executar várias atividades ao mesmo tempo, muito mais adaptáveis, intrinsecamente envolvidas pela cooperação ao invés da competição. E estes traços não são extremamente necessários no século vinte e um?

A questão para a mulher moderna é: “Eu posso ser única e eu mesma enquanto ainda trago a essência do que é feminino?” Por que vocês acham que tantos estão interessados em minha verdadeira natureza neste momento? Talvez a minha súbita revelação seja apenas um reflexo do que as mulheres estão finalmente se questionando: “Qual é a minha verdadeira imagem? Como eu quero ser vista no mundo? Os outros me vêem por quem eu verdadeiramente sou, ou eles vêem somente o que eles querem que eu seja – dócil, subserviente? Eu sou atraída pelo que os outros esperam de mim? Eu permito que os outros me vejam bem menos do que eu sou destinada a ser?”

Eu, Maria Madalena, levo a intenção de iluminar o divino, o poder sagrado do feminino. Eu encarnei nesta existência em particular, com o compromisso, a paixão e a excitação pela minha jornada, pela minha participação no drama divino. Nesta existência, eu fui sábia, sacerdotisa, amante, mãe, mística. Eu era algo como uma agitadora, e os homens deste tempo não sabiam o que fazer comigo. E, entretanto, eu não estava preocupada com o que os outros pensavam de mim, contanto que eu realizasse a minha missão. As pessoas sempre tiveram uma forte opinião sobre mim, de um modo ou de outro. Parece que eu trago opiniões extremas com a minha energia. Bem, eu sempre fui uma apaixonada.

A minha energia é magenta (cor carmesim brilhante), intensa, plena e vigorosa. Chamem-me e deixem que este campo de energia os envolva e os circunde. Eu quero revigorar a sua vida e trazer paixão a ela. Eu quero agitar o seu coração ao seu mais intenso chamado. O que faz você ser unicamente você?

Lembrem-se de Quem Vocês São

Eu quero ouvir o seu chamado. Muitos estão despertando agora, olhando para as suas vidas de um modo estimulante e dizendo: “Basta!” Subitamente elas estão observando o que está diante dos seus narizes e dizendo: “Não mais!” As pessoas estão desistindo dos empregos, abandonando os casamentos, mudando-se para longe, elas sentem o chamado. É um chamado intensamente pessoal, e ressonante e este é muito familiar. É o verdadeiro chamado de nossa própria alma. Vocês não podem negá-lo, pois ele é parte de vocês. Entretanto quanto tempo vocês têm se negado? Não eliminem a parte vital de sua própria paixão. Ao contrário, tenham a coragem de viver a sua própria verdade e de se expressarem em sua própria voz.

Se vocês segurassem a mão de todos e de cada ser no mundo, o que sentiriam? A vibração, o sangue da vida, o fio comum que bate e percorre todas as suas veias. E é isto o que os une em vitalidade. O seu sangue é mais precioso do que vocês pensam. Ele está codificado com a memória, não apenas da linhagem da sua família, mas de sua linhagem estelar. Quem são vocês? De onde pensam que surgem? Por que a sua fascinação com as estrelas e o seu impulso em alcançá-las? Lembrem-se, lembrem-se, lembrem-se quem são vocês? Uma vez que eu fui escondida nas névoas da história – e percebam que alguns a chamam de sua história e não da história dela – que é sempre escrita pelos vencedores. Agora, na verdade, eu sou re-lembrada. Re-membrada. Meus pedaços se uniram novamente, e eu me tornei íntegra. É o momento para o início do grande equilíbrio, da grande equalização. Foi o tempo do patriarcado por tempo suficiente. O feminino não surge. Ela se expande. Ela fui e reflui; ela espera e ela recebe. Imaginem que vocês sejam uma caverna que se abre para receber o mar. Secreto e profundo, quando o mar recua, vocês podem entrar, e quando o mar se eleva novamente, vocês estão cheios de água e escondidos. O feminino divino, o grande mistério: profundo como a caverna, mas mais, mais e mais repleta de significado. As Vozes da Deus se lamentam e aguardam. Elas querem ser ouvidas.

As Vozes da Deusa se Expressam

Eu sou o ventre da terra. Eu sou os sulcos dos campos. Eu sou a cúspide da lua. Eu sou as gotinhas da chuva. Eu sou as ondas do oceano. Eu venho com os feixes do trigo para alimentá-los, com cestas de frutas para abençoar a sua mesa e com água transparente e fresca para saciar a sua sede. Eu sou a essência generosa da vida. Eu sou a condutora das crianças, não para matarem e serem assassinadas, mas para apoiarem a vida, plantarem sementes, produzirem colheitas, nutrirem a vida. Ah, amor, amor, amor do meu coração, sejam verdadeiros comigo. Sejam verdadeiros com a Terra. Não sejam mais um seguidor dos caminhos insensatos. Corram ao vento comigo em seu cavalo selvagem. Deixem o seu cabelo fluir livremente. Encontrem o seu centro. Sintam a força que pulsa deste ponto. O centro é o ponto focal do padrão, como a tecelagem de uma rede de aranhas ou o lançamento do seixo que agita o lago. Comecem no centro e realizem o seu caminho para fora. Mas se vocês se distanciarem muito do centro, ficarão perdidos e preocupados em não poderem encontrar o seu retorno. Eu estou aqui para ser sentida por todos vocês. Eu sou uma força silenciosa. Eu estou implícita no silêncio, nas sombras. Vocês podem ter dificuldade em ouvir a minha voz, desde que o bramido do homem tem me subjugado muito. Mas eu ainda estou aqui. Voltem ao lugar mais simples, ao silêncio, à paz. É lá que vocês ouvirão a minha voz, sentirão o meu batimento cardíaco. Comecem pelo início.

Vocês estão complicando demais o seu mundo. A tecnologia desenvolve a tecnologia, e, entretanto, as coisas estão se afastando mais e mais da essência da vida. Vocês estão mais felizes? Estão mais satisfeitos? Vocês têm água pura para beber? Seus filhos estão mais saudáveis? Vocês têm ar mais puro para respirar? A sua vida está mais satisfatória? Vocês dormem mais sadiamente à noite? Seus animais sabem que a vibração da Terra está mudando. Todas as espécies estão mudando os seus padrões, mudando-se para lugares diferentes, desaparecendo completamente. O que levará a despertá-los? Eu estou ainda aqui. Esperando ainda. Esperando ainda. O Céu e a Terra devem se alinhar de um modo equilibrado – masculino e feminino, acima e abaixo. A minha mensagem é para a união e a harmonia. Não é muito tarde.

Maria Madalena Fala

Não foi sempre assim no planeta. Aquele conhecido como Jesus, o Cristo e eu reunimos o perfeito equilíbrio da energia masculina e feminina, tanto dentro de nós mesmos, como indivíduos e como complementos divinos. Este desequilíbrio das energias no momento presente não é a ordem natural, e nós confiamos que não será o modo do futuro. Eu lhes ofereço hoje a esperança que vocês podem ficar na verdade de quem vocês são e lutarem pelo equilíbrio. E como a minha identidade esteve por tanto tempo escondida, eu lhes darei uma palavra hoje sobre o véu que é colocado sobre o seu mundo. Há uma grande ilusão que lhes está sendo oferecida por aqueles que mantêm o poder em seu mundo.

A Grande Ilusão

É parte da grande ilusão que as mulheres têm menos valor do que os homens, mais fracas, mais frágeis, incapazes de estarem em posições de poder no mundo. Não é assim! Uma vez, grandes culturas da deusa matrilinear governaram a Terra. É parte da grande ilusão que a natureza é simplista e inútil e que vocês devem voltar às substâncias artificiais para a alimentação e a medicina. Não é assim! Pois a natureza mantém a chave para a saúde e a riqueza e ela está sendo destruída pela ganância da humanidade. É parte da grande ilusão que a sexualidade é um pecado e é insegura. Não é assim! Pois é a paixão que desperta o coração e a alma e é verdadeiramente uma dança sagrada. É parte da grande ilusão que vocês devem ser parte do tempo linear/relógio, seguirem uma escala artificial que a sociedade dita. Não é assim! Pois é mais natural seguir os próprios ritmos do seu corpo, moverem-se com o nascer e o pôr-do-sol e com a mudança das estações. É parte da grande ilusão que vocês vivem somente uma vez. Não é assim! Pois vocês fazem parte de um grande ciclo de reencarnações e, além disto, parte de uma grande dança cósmica que continua sempre, infinitamente. É parte da grande ilusão que vocês devem ter um mediador sacerdotal em seu caminho para Deus/Deusa. Não é assim! Pois todos vocês ouvirão, sentirão e viverão nesta energia divina a cada momento de cada dia, se tiverem a coragem de serem ela.

Vocês querem perpetuar a grande ilusão? Ou querem viver no centro de sua própria verdade? Masculino e feminino, cada um deve escolher. É o momento para que os homens de nosso planeta incorporem o seu lado feminino, como as mulheres já incorporaram o masculino. Isto criará um equilíbrio sagrado. O feminino divino deve ser honrado. Os aspectos da Deusa não exigem adoração; eles pedem somente que as suas vozes sejam ouvidas. Mulheres, assumindo o seu próprio poder, devem fazer com que as suas energias e a sua presença sejam conhecidos no mundo. Elas devem ensinar os modos do feminino divino aos homens do planeta, não compartilhá-los apenas entre outras mulheres. Elas devem fazer a sua marca sem vestir o manto do poder masculino, formando um caminho que inclua a cooperação e o cuidado entre todos os sexos, raças e espécies. Eu sou, em amor e serviço a vocês,

Maria Madalena.

Tradução: Regina Drumond

Fonte Original em Português: http://www.novasenergias.net/suzannegold/preciousnesfemalenergy.html
http://www.novasenergias.net

Inglês: Sedona Journal of Emergence 2007

Direitos Autorais Suzanne Gold Todos os Direitos Reservados

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Como ultrapassar os cem anos - by Dr. Alessandro Loiola

Como ultrapassar os cem anos - by Dr. Alessandro Loiola

Em polonês, "STO LAT" é uma forma de cumprimento bastante comum e significa "que você viva cem anos! "

Desejar vida longa e próspera a alguém é uma das saudações mais bonitas que você pode fazer. Em teoria, quanto mais vivemos, maiores serão nossas chances de sucesso e felicidade. A longevidade também é uma maneira indireta de medir a qualidade de vida de um povo: apesar de todas as suas riquezas e monumentos, no Egito de 1.000 a.C. poucos ultrapassavam os 30 anos de idade.
Por volta da época de Cristo, a expectativa de vida havia melhorado pouca coisa: os homens viviam 45 anos em média e as mulheres, 36. Uma lástima.
Mas avançamos muito. Às portas do século XXI, o cidadão comum passou a viver uma média de 75 anos - o equivalente a 2 antigos egípcios e meio! Um tremendo salto de qualidade. Mais que isto: nos últimos 40 anos, o número de pessoas com 100 anos de idade ou mais aumentou 1.000%. Calcula-se que uma de cada 50 mulheres e um de cada 200 homens vivos hoje chegarão ao centenário.
E os cientistas dizem que é apenas o começo, pois temos potencial biológico para viver ainda mais, até os 130-150 anos de idade. Então qual será o segredo?
Como fazer parte desta estatística e comemorar um supercentenário sendo capaz de amarrar os próprios cadarços (se é que irão existir cadarços até lá)? Inúmeros centros de pesquisa em todo o Mundo vêm se debruçando sobre o assunto, com algumas conclusões em comum. Dentre várias, selecionei 05 medidas essenciais para você envelhecer com saúde:

1º - RESPEITE SEU ESTÔMAGO
O ditado "o peixe morre pela boca" também pode ser aplicado aos mamíferos. O alimento é o combustível do corpo. Cuide bem do seu motor, e ele lhe garantirá uma viagem longa e tranqüila. Por exemplo: 70% do colesterol presente no seu organismo são produzidos por você mesmo, principalmente pelo seu fígado. Seguir uma dieta capaz de reduzir os níveis de colesterol é tão importante quanto levar uma dieta pobre em gorduras. Quer outro exemplo? A qualidade da dieta influencia o risco de desenvolver vários tipos de câncer - e os tumores malignos são uma das principais causas de óbito na Terceira Idade. Leve isto em conta quando estiver escolhendo um Plano de Previdência Privada.

2º - RESPEITE SUA HIDRATAÇÃO
Um ser humano é pouco mais que um saco plástico contendo cerca de 40 litros de líquido viscoso e 20 quilos de miúdos secos. A água corresponde a 60% do seu peso. Assim como o radiador do seu carro, você precisa manter o nível de água dentro do ideal, sob o risco de ferver e ter de interromper a viagem antes do previsto. Mas atenção: não inclua bebidas alcoólicas na lista de líquidos preferenciais para hidratação. Ao invés disso, abuse da água potável e dos sucos de frutas naturais.

3º - RESPEITE SEU CÉREBRO
Considere o cérebro como o se fosse o "músculo" mais eficiente do seu corpo. Não o deixe atrofiar por falta de exercícios! Procure estar à volta com atividades que estimulem o raciocínio, desde jogos de memória até equações de física quântica. À noite, premie o esforço dos neurônios com sono de boa qualidade.

4º - RESPEITE SEUS OSSOS
Para cada 1 hora de exercícios regulares, você adiciona 3 horas à sua vida. É uma boa troca, não? Mas nada de exageros: para subir uma escada aos 80 ou levantar-se da cadeira aos 90, você precisará de ossos flexíveis. Na Terceira Idade, um esqueleto estável é mais importante que braços definidos ou um abdome tanquinho. Respeite seus ossos fazendo alongamentos pelo menos duas vezes por semana e obedecendo aos limites de velocidade no trânsito.

5 º - PROCURE UM SENTIDO
Envelhecer significa livrar-se de alguns pesos. Filhos, contas, emprego, responsabilidades... muita coisa sai de cima dos seus ombros. Mas uma carga menor também pode significar um sentido menor para a vida. Essa é uma armadilha comum. A resposta é procurar sempre um novo lugar, uma nova perspectiva existencial. Como disse John Barrymore, "só envelhecemos de verdade quando começamos a trocar nossos sonhos por arrependimentos". Portanto: Aposentou-se? Assuma riscos diferentes, reinvente desafios, volte a estudar, compre um animal de estimação, participe de grupos de leitura, desempenhe trabalhos voluntários (que tal lecionar para crianças carentes?). Separou ou enviuvou? Viaje, faça aulas de dança, conheça pessoas e comece a namorar novamente. Certamente existem aventuras neste mundo que você gostaria de fazer e ainda não fez. Se não forem contra a Lei, faça-as imediatamente! Então, abraços e "STO LAT".

"As rugas devem indicar apenas onde os sorrisos estiveram"! Mark Twain
Outro texto que recebi por e-mail e achei que devia compartilhar com vocês,as conversas paralelas que se mantêm com as pessoas quando temos blog são sem dúvida fantásticas, a partilha constante.
Então quando se trata de falar de saúde... Eu como sempre fui muito curiosa como todas as mulheres, fui verificar se Dr. Loiola existia ou não, e o Senhor existe mesmo e tem
site e pelo que li é bem conceituado, ou seja, a fonte de informação... Deus o abençoe e todos nós!

Muita Paz Amor e Luz

Ana

PROTECÇÃO PSÍQUICA

Dr. Jaime Graça Machado

Psicólogo e Psicoterapeuta

- PROTECÇÃO PSÍQUICA -
Criando energias positivas para pessoas e lugares


Para ver o video basta cliquar na imagem acima ou pelo link seguinte http://www.youtube.com/watch?v=nNdNiY_vzUA


WORKSHOP

PROTECÇÃO PSÍQUICA

Criando energias positivas para pessoas e lugares

Data: 23 a 24 de Fevereiro de 2008

Local: Espaço Maaiana, Av. Duque de Loulé, 47, 7D

Horário: das 10h às 18h30

Preço: 110€

Este workshop é conduzido pelo Dr. Jaime Graça, psicólogo e psicoterapeuta. Visa criar bem estar, equilíbrio, alegria e segurança na vida pessoal. São ensinadas técnicas básicas de protecção que podem ser utilizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar: lidar com personalidades agressivas, manter barreiras e limites emocionais saudáveis, estar presente no aqui e agora, enraizamento, estar no corpo, intenção e afirmações positivas, sorriso interior, energização, protecção do campo energético, limpeza energética, técnicas rituais, símbolos e arquétipos de protecção

Inscrição: através do site http://www.jaimegrace.com/inscricao.htm ou do telefone 963453137

Mais informações ver video em YouTube http://www.youtube.com/watch?v=nNdNiY_vzUA cliquar






Bem haja,

Jaime Graça Machado

Psicólogo e Psicoterapeuta

www.jaimegrace.com

info@jaimegrace.com

http://heroidentronos.wordpress.com

http://protpsi.wordpress.com

http://cafeemocional.wordpress.com

Tel (00351) 963453137

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Novo Blog

Pois é somos as mulheres dos Blogs já diz uma amigo meu, mas este é apenas meu no sentido que é para dar continuada aos meus Workshops de Reiki e informações sobre a prática.

Graças a Pessoas maravilhosas como Elisabete, a Durga, a Débora, o Luís e muitas mais eu consigo manter os meus 3 blogs no ar e actualizados até quando eu não sei, mas estou certa que existiram sempre pessoas que Deus colocará no meu caminho como tem feito até hoje, no sentido de que este trabalho prossiga sempre da melhor forma e a dar aqueles que partilham connosco seu tempo as palavras que os ajudem e vão de encontro ao seu coração, de forma que seu auto conhecimento seja alargado.

Assim sendo apresento Vos o Blog


Ele aborda toda a temática do ponto de vista do terapeuta e da terapêutica Reiki, os próximos cursos terão inicio dia 05 de Abril , informação essa que será disponibilizada em breve no blog.

Não tenho palavras que cheguem para agradecer todo o carinho que me tem sido dedicado a mim e a todos nós nos mais diversos blogs, meu carinho e obrigada.

Muita Paz Amor e Luz

Ana

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O Perdão é um dom...

Saber perdoar é um dom e que nos permite viver a vida de outra forma, saber perdoar nossos irmãos e irmãos que contra nós falam deve ser sempre feito independente do sentimento ou magoa que nos possam causar.

Todos nos devemos perdoar e buscar o perdão perante nosso Senhor por isso faço aqui hoje uma corrente por todos nós em busca da Paz e do perdão.

Perdoa-me, Senhor,
Às vezes esqueço que daí olhas por nós
E não me lembro de parar e ouvir-Te a voz,
Ando num mundo em que não sinto,
Em que me escondo e em que minto, fico menor.
Ajuda-me, Senhor,
A ver a esperança quando à volta tudo é dor
A ganhar força e a volta a acreditar,
Eu já perdi a confiança,
Já não sou mais uma criança, não sei sonhar.
Perdoa-me, Senhor,
Por fechar a minha mão sem a estender,
Por não lembrar que devo sem receber
E em vez se sim Te digo não,
Por isso peço o Teu perdão, Senhor
Senhor, tem piedade de nós
Somos o Teu povo pecador
Toma a nossa vida de pecado e dor
Enche-nos o espírito de amor.
Cristo, tem piedade de nós
Somos o Teu povo pecador
Toma a nossa vida de pecado e dor
Enche-nos o espírito de amor.
Senhor, tem piedade de nós
Somos o Teu povo pecador
Toma a nossa vida de pecado e dor
Enche-nos o espírito de amor.

Muita Paz Amor e LUz

Ana

Novidades...

O Blog Mulheres e Deusas anexo à sua equipa um novo membro a Débora Diniz

"Formei-me doula e hoje estou engajada aos movimentos voltados à Humanização do Nascimento e Amamentação. Tenho uma comunidade no orkut chamada "Mulheres Mamíferas" que incentiva parto natural, amamentação prolongada e educação "humanizada" e amorosa aos filhos (cama familiar, slings, etc)."

aqui por este pequena descrição de uma das minhas conversas com a Débora vocês podem ver já que tipo de artigo pode esperar dela o resgaste da Mulher e Deusa dentro de nós passa sem dúvida pelo resgate do Parto Natural e de toda humanização deste processo, concerteza por somos de culturas diferentes vão existir alguns pontos que possam ser diferentes mas no fundo a natureza e a fonte é a mesma.

Por isso minha querida Débora bem vinda no nosso blog a si e a sua familía linda.

Obrigada a Todas por mais esta partilha Votos de um ótimo fim de semana.

Muita Paz Amor e Luz

Ana

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

PARIR: UMA EXPERIÊNCIA BARROCA


(Debora Regina Magalhães Diniz 25/01/2005)

(Dedico este texto a Bach, Vivaldi, Albinoni, Händel e Mozart, cujas músicas estiveram presentes durante toda a gestação e ajudaram-me nos momentos de ansiedade e angústia)

Enquanto relembrava o parto do João Felipe para escrever meu relato eu tive um insight: parir é uma experiência barroca, pelo menos para quem tem oportunidade de parir naturalmente.

O barroco é a sintaxe de elementos absolutamente diferentes colocados lado a lado, esses elementos se relacionam, se roçam eroticamente, ele vem da crise gerada não pela oposição, mas por uma nova construção. O barroco é tudo que se opõe ao mundo clássico, racional. É o sagrado dentro do profano.

Para o barroco sempre é possível agregar algo a mais àquilo que já existe, é a sensação de desperdício de forma, por isso o barroco é fundamentalmente erótico já que não economiza gestos.

O meu parto foi totalmente barroco, gritei o quanto quis, xinguei o quanto quis, fiz drama, achei graça e ri de mim mesma. É a fusão do divino com o erótico. Como coloquei no meu relato, eu iniciei o trabalho de parto com expressões religiosas: “Ai, meu Deus”, “Ai, Jesus”, “Ai, Nossa Senhora”, para logo em seguida utilizar palavras de denotação sexual “cara**”, “porra”, “cacete”, “p*q*p*”. Ora, e não é assim que também nos comportamos durante o ato sexual? Parir é uma experiência altamente erótica e sagrada.

Eu sou latina, venho de uma cultura mestiça, a América Latina é barroca em sua formação antropológica, andarilha e migrante.

Não é a toa que devemos re-aprender a parir com os índios, não é a toa que o vídeo da parteira mexicana, Naoli Vinaver, mexe tão profundamente conosco.

O rigor e a poupança é a base do mundo capitalista e tecnocrata. O barroco não se preocupa em poupar, ele extravasa tudo isso.

Que a sociedade capitalista espera das mulheres? Que elas sejam bem comportadas até quando estão parindo. Por isso deitam-nas, anestesiam-nas, amarram-nas e cortam-nas.

Eu sou completamente exagerada, sou livre, gosto dos excessos. O excesso é erótico já que é o contato dos cinco sentidos com o mundo.

Quem perde o contato com o mundo externo, com o barroco, é infeliz sem saber por que.


É com este texto maravilhoso que Vos deixo hoje, o artigo de hoje foi elaborado pela Débora, para quem não teve oportunidade de ver o video de um dos nascimento do Filho da Débora e do Milagre que é a Vida , por favor veja, a Débora é uma DEusa e como tal é uma mulher com uma energia muito boa e mágica que tivemos o prazer de através deste mundo virtual a oportunidade de conhecer e de com ela e com Vocês poder partilhar as suas experiências assim esta semana será dedicada a ela e aos seus artigos que espero que sejam os primeiros de muito viu Débora convite tá lançado ....

Bem Um ótimo dia a todos
MUita Paz Amor e Luz

Ana

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

"Árvore da vida - compartilhando sonhos"

A Débora é uma pessoa querida com uma energia magnifica, uma irmã nossa que habita do outro lado do Mar, no nosso país irmão Brazil, que nos enviou uma mensagem de enorme carinho e apresso pelo nosso trabalho e com essas doces palavras mandou este maravilhoso video que aconselho a verem até ao fim pois ele é de uma beleza sem igual.

A Débora é uma das muitas coragem nesse mundo que resolveu resgastar a Deusa que existe dentro dela e teve seus dois útlimos filhos em casa, com seus familiares e amigos junto dela a família este acto de Amor é sensacional e a partilha não sequer um forma de se explicar de tão intensa que deve ser.

Débora querida eu adorei o video me comovi até pela imagens ver seu menino cortando cordão umbilical me derreteu coração pois a ligação entre essas duas crianças será tão diferente ...consegui sentir o amor que todos vocês estavam naquele momento sensacional não tenho palavras que cheguem que possam descrever tamanha beleza.

Lhe Desejo a Si e toda a sua família muita Paz Amor Luz , Sabedoria e Prosperidade em Vossa Evolução assim como todas aquelas que aqui passam.

O carinho dos últimos mails tem sido muito bem, receber o feedback que estamos fazendo um bom trabalho e falando de temas interessantes é muito bom, como já aqui dissemos qualquer pessoa pode como a Débora e muito bem participar nesta partilha maravilhosa de artigos, videos enfim aquilo que quiserem.

Muita Paz Amor e Luz

Ana

Para Pensar...

http://www.agpedrogao.ccems.pt/jornalonline/Temas%20Dezembro/Imagens/Maria%20e%20Menino%20Jesus2.jpg

"Tu que estas cansado, desanimado, magoado, tu que cais, que te achas talvez vencido, escuta a voz de um amigo; ele conhece tuas tristezas, compartilha delas, sofreu como tu os males da terra; como tu, ele atravessou desertos sob o fardo do dia, ele sabe o que são a sede e a fome, a solidão e o abandono e, o mais cruel de tudo, a miséria do coração. Ah! ele sabe também o que são as horas de dúvidas, conhece os erros, as falhas, os reveses, todas as fraquezas.
Mas ele te diz: Coragem! Escuta a lição que o sol nascente traz cada manhã à terra, nos seus primeiros raios. É uma lição de esperança, uma mensagem de consolo.
Tu que choras, tu que sofres, tu que temes, sem ousar prever o fim dos teus males, o modo de escapar às tuas dores, olha: não há noite sem aurora e a alvorada se prepara quando as sombras se adensam; não há nevoeiro que o sol não doure, não há choro que ele não seque um dia, não há tormenta que depois não irradie seu arco triunfal, não há neve que ele não derreta, nem inverno que não se transforme em, primavera radiosa. (...)
Escuta filho meu, que hoje te sentes tão alquebrado, tão decaído talvez, que não tens nada mnais para cobrir tua miséria e alimentar teu orgulho, e contudo nunca foste tão grande! Como está perto das culminancias aquele que acorda nas profundezas, pois quanto mais o abismo se aprofunda, tanto mais as alturas se revelam! (...) Tu segues a via dos desnudamentos; ela conduz à plenitude. Quando não tiveres mais nada, tudo te será dado. Pois para aqueles que são sinceros e retos, é sempre do pior que sai o melhor. (...) E quando o adversário se enfurece contra o homem, tudo o que ele faz para o aniquilar, engrandece-o.(...)
Na verdade, na verdade, na humilhação se encontra o berço da Gloria!"

In: A Descoberta Suprema - A mãe


Quero mandar um beijo muito especial à Katea e à Debora pelos Vossos mails e gostaria imenso que participassem aqui do nosso blog e do nosso forúm também. Muito obrigada pelo Vosso carinho e aqui fica a garantia de toda a equipa de que nosso trabalho vai continuar....beijinhos até ao outro lado do mar.

Muito Amor Luz e Paz


Durga

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Simplesmente lindo...

Porque as imagens valem mais que mil palavras este video é de uma profunda sabedoria.

Votos de uma Ótima semana

Repleta de muito Amor Paz e Luz

Ana

sábado, 26 de janeiro de 2008

Mantra para Mãe Divina!

Ó Divina Mãe, que toda a minha fala
e as minhas palavras vazias sejam mantra,
Que toda ação de minhas mãos seja mudrá,
Que tudo o que eu comer e beber
seja uma oferenda a Ti.


Toda a vez que me deitar
que seja uma reverência diante de Ti,
Que todos os meus prazeres
sejam minha total dedicação a Ti,
Que tudo o que eu faça sirva de adoração a Ti.
Livro "Mantras - Palavras de Poder" de Swami Sivananda Radha
(Discípula de Swami Sivananda)


Oração à PACHAMAMA, a Sagrada Mãe Terra

Abençoado seja o Filho da Luz que conhece sua Mãe Terra,
pois é Ela a doadora da Vida
Saibas que a sua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela
Foi Ela quem te gerou e te deu este corpo
que um dia tu lhe devolverás

Saibas que o sangue que corre nas tuas veias
nasceu do sangue da tua Mãe Terra
O sangue Dela cai das nuvens,
jorra do ventre Dela,
borbulha nos riachos das montanhas,
flui abundantemente nos rios das planícies

Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra
O alento Dela é o azul celeste das alturas do céu
e os sussurros das folhas da floresta

Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra
Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra
A luz dos teus olhos,
o alcance dos teus ouvidos
Nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra
que te rodeiam como as ondas do mar cercando o peixinho,
como o ar tremelicante sustenta o pássaro

Tu és um com tua Mãe Terra

Ela está em ti e tu estás Nela

Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltarás novamente
Segue portanto as suas leis
pois teu alento é o alento Dela
teu sangue o sangue Dela
teus ossos os ossos Dela
tua carne a carne Dela
teus olhos e teus ouvidos são Dela também
Aquele que encontra a paz na sua Mãe Terra não morrerá jamais
Conhece esta paz na tua mente
Deseja esta paz ao teu coração
Realiza esta paz com o teu corpo.
(Autor Desconhecido)

Texto totalmente tirado daqui
um espaço a visitar.

Cuide do que come cuide de SI


imagem da campanha MUde O Mundo
por si ao menos por SI.


É fato que a base de nossa saúde está na alimentação e que uma dieta rica em verduras, legumes e frutas é quase uma garantia de uma boa qualidade de vida. As dúvidas começam a surgir quando, na era do agrotóxico, questionamos a procedência desses alimentos e o “modo artificial” como foram produzidos. Infelizmente, hoje vale tudo em nome do aumento da produtividade e do lucro. Com isso, surgem as perguntas: será que quando comemos uma verdura, por exemplo, estamos realmente comendo algo natural? Qual é a segurança que temos para afirmar que uma salada crua é mais natural e saudável que legumes cozidos?

A resposta a esse tipo de indagação vem com o que chamamos de alimentos orgânicos __ aqueles cultivados sem fertilizantes químicos ou agrotóxicos. “Os orgânicos dizem respeito a qualidade do processamento do alimento, incluindo a qualidade do solo onde ele é plantado. São alimentos obtidos de maneira simples, pela ação da própria natureza”, explica a nutricionista Tina Isidoro, que trabalha há mais de 20 anos com alimentação natural no Rio de Janeiro.
A grande vantagem dos alimentos orgânicos passa pela questão de serem mais enriquecidos de nutrientes, uma vez que a terra utilizada no seu cultivo é fértil e natural e não há nenhuma interferência de substâncias químicas no processo. “São alimentos vivos, com mais massa alimentar, ou seja, com mais nutrientes em sua composição”, completa a nutricionista. O nome orgânico é explicado justamente por essa idéia: eles interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo.

Desintoxicação
Além de verduras, legumes e frutas, o modelo orgânico também pode ser adaptado a carnes e laticínios. A diferença aí se estabelece pela maneira como se cria o animal (rações adequadas e mais naturais, tratamentos a base de homeopatia, não confinamentos etc). Assim, o cardápio diário pode (e deve) ser totalmente orgânico. Entre os inúmeros benefícios da alimentação orgânica está o processo de purificação do organismo que ela proporciona. Essa desintoxicação leva a uma melhora de problemas hepáticos e gastrointestinais, os mais comuns gerados pelas químicas e outras substâncias artificiais contidas nos alimentos normais.
Os males para a saúde causados pela artificialização da alimentação já são motivos de protestos e mudanças de atitudes principalmente em países da Europa. Na Alemanha, é definido por lei que todo produto industrializado para a criança tem que ser 100% orgânico. Na Inglaterra, 70% da população já procuram e consomem alimentos orgânicos. No Brasil, a produção de orgânicos, que começou com cooperativas de consumidores em 1978, está crescendo e hoje já é possível achar esses alimentos naturais em alguns supermercados e feiras (ver mais detalhes no quadro da página 5). Atualmente os orgânicos são cultivados em 100 mil hectares no país.
Apesar de ainda custarem mais caro que os alimentos normais, a tendência é que o preço dos orgânicos abaixe, uma vez que a produção e o consumo assistem a um aumento progressivo. As pessoas estão ficando cada vez mais conscientes da importância de se exigir a qualidade do alimento que estão ingerindo e dando para seus filhos. A agropecuária orgânica vem justamente atender essa necessidade, promovendo a possibilidade de o homem voltar a usufruir da natureza na produção de alimentos. “Os alimentos orgânicos têm a ver com hábitos simples, que acabamos perdendo na corrida da modernidade em detrimento da nossa saúde e do meio ambiente”, conclui Tina.

A filosofia dos orgânicos

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. A “filosofia orgânica” nasce do resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc). O objetivo é buscar a conservação do meio ambiente mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.
De forma geral, a agricultura orgânica é baseadas em três idéias. São elas:
• Cultivo natural: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e artificiais e conservantes no processo de produção.
• Equilíbrio ecológico: A produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo. O processo fica mais sustentável, não degradando a biodiversidade.
• Respeito ao homem: o trabalhador tem que ser respeitado (leis trabalhistas, ganho por produtividade, treinamento profissional e qualidade de vida).
Para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras). Assim, o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, tem condições de oferecer ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta em que vivemos.

Os orgânicos no Brasil e no mundo

Atualmente, o Brasil ocupa a 34ª posição no mundo no ranking dos países exportadores de produtos orgânicos, sendo que na última década foi assistido um crescimento de 50% nas vendas por ano. Calcula-se que já estão sendo cultivados perto de 100 mil hectares em cerca de 4.500 unidades de produção orgânica espalhadas por todo o país. A maior parte da produção brasileira (cerca de 70%) encontra-se nos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar da tendência de crescimento, o Brasil ainda perde para a vizinha Argentina em termos de área certificada para o cultivo de orgânicos na América do Sul.
No ano 2000 a área de agricultura orgânica na Argentina já chegava a 380 mil hectares. Deste total, 28% eram destinados à produção vegetal e 72%, à produção animal. Estima-se que o volume exportado foi de aproximadamente 10 mil toneladas, sendo a maior parte dos produtos vendida para Europa, Estados Unidos e Japão.
O Japão hoje é considerado um dos maiores mercados mundiais para produtos orgânicos. Devido à pequena dimensão territorial, a produção orgânica própria é pequena, principalmente se comparada à variedade e volume de produtos que importam, como cereais, legumes, frutas frescas, carne bovina, frango, queijo, entre outros.

Nos Estados Unidos, os produtores orgânicos certificados produzem principalmente cereais, com destaque para soja e trigo. O desenvolvimento da agricultura orgânica americana tem sido comparado ao da Europa, assistindo um volume de venda próximo dos U$5 bilhões anuais. Segundo dados da Organic Farming Research Fundation (Fundação de Pesquisa em Agricultura Orgânica), aproximadamente 1% do mercado americano de alimentos é proveniente de métodos orgânicos de produção. Em 1996, isso representava em torno de U$ 3,5 bilhões em vendas. Nos últimos anos a venda de produtos orgânicos vem crescendo em até 20% ao ano.
Na Europa o desenvolvimento da agricultura orgânica e do consumo de produtos sem agrotóxico cresce a passos largos.
Em 1998, a Inglaterra já tinha 275 mil hectares dedicados à produção orgânica. Apesar da extensa área, a produção ainda é insuficiente para atender a demanda dos consumidores, fato que faz com que 70% dos alimentos orgânicos sejam importados.
Nos últimos anos a França assistiu um aumento de 28% no número de unidades para produção orgânica e de 16% na área certificada para a agricultura sem agrotóxicos. O país obteve destaque devido ao aumento significativo de algumas produções animais na linha orgânica, sobretudo o frango orgânico, que teve taxas de crescimento de 135% nos últimos dois anos.
Na Itália, num período de três anos, o numero de agricultores passou de 4 mil para 15 mil, assim como o número de companhias processadoras: de 47 para 506. Em 1998, a produção italiana já era de cerca de US$ 2 bilhões. Atualmente a Itália é o primeiro país da Europa em termos de área total com agricultura orgânica, seguido pela Alemanha.
A Alemanha foi o primeiro país do mundo a criar um organismo para inspeção e controle da produção orgânica e hoje o mercado alemão de produtos orgânicos é considerado um dos mais importantes da Europa. Em 1998, foram contabilizadas cerca de 6.786 unidades de produção (1,9% de sua área total).
A Áustria é o país da União Européia com o maior percentual de agricultores orgânicos (8%) e também possui a maior área orgânica proporcionalmente cultivada (10,1%). Em algumas regiões do país, como Salzbourg e Tyrol, 50% dos agricultores já são orgânicos.

Certificação dos orgânicos: garantia de qualidade

A garantia dos alimentos orgânicos se dá através de selos assinados por associações de agricultores orgânicos, que inspecionam as etapas da produção e a qualidade dos alimentos com muito rigor. Os selos proporcionam ao consumidor saber se um determinado alimento é ou não orgânico. Visualmente, não é tão fácil identificar os orgânicos, uma vez que as diferenças consistem em serem geralmente menores e “menos bonitos” que alguns alimentos encontrados em feiras e supermercados.
Além de assegurar ao consumidor que está comprando um alimento isento de contaminação química, o selo de certificação garante que o produto é resultado de uma agricultura capaz de preservar o ambiente natural, a qualidade nutricional e biológica dos alimentos e a qualidade de vida para quem vive no campo e nas cidades. Ou seja, o selo de “orgânico” é o símbolo de processos mais ecológicos de se plantar, cultivar e colher alimentos.
Entre as vantagens da certificação está o fato de tornar a produção orgânica tecnicamente mais eficiente, a medida em que exige planejamento e documentação criteriosos por parte do produtor. Outra vantagem é a promoção e a divulgação dos princípios norteadores da Agricultura Orgânica na sociedade, colaborando, assim, para o crescimento do interesse pelo consumo de alimentos orgânicos.

Por fim, é importante ressaltar que a certificação é uma poderosa estratégia de construção da cidadania, pois mobiliza tanto as comunidades regionais como a sociedade para a produção e consumo de alimentos mais saudáveis e harmonizados com as atuais necessidades de conservação do meio ambiente.
No Brasil os principais selos de certificação são: AAO - Associação dos Agricultores Orgânicos, ABIO - Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, ANC - Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, Coolmeia Cooperativa Ecológica, IBD - Instituto Biodinâmico e MOA - Fundação Mokiti Okada.
Conheça a seguir algumas organizações de referência nas quais é possível obter mais informações sobre pontos de vendas de alimentos orgânicos:


Glossário dos orgânicos

Fontes: “Dicionário do Agrônomo”, Lúcia Helena S.D.Goulart, Editora Rígel, 1999; Equipe do Conteúdo do “Planeta Orgânico"

Adubação: diferença entre a exigência da cultura e a reserva do solo, que é reposta através dos adubos.
Adubação Verde: prática agrícola de se incorporar ao solo a massa verde ou vegetal, não decomposta, de plantas cultivadas, com a finalidade de se enriquecer o solo com matéria orgânica e elementos minerais.
Adubação Orgânica: aquela feita com adubos orgânicos (qualquer resíduo animal ou vegetal), havendo incorporação de matéria orgânica ao solo.
Adubação Química: aquela feita com adubos químicos, havendo incorporação de sais minerais ao solo.
Agricultura Orgânica: sistema de produção agropecuário que promove a interação entre biodiversidade, ciclos biológicos das espécies vegetais e animais e atividade biológica do solo. Baseia-se no uso mínimo de produtos externos à propriedade e no manejo de práticas que restauram, mantêm e promovem a harmonia ecológica do sistema.
Agroecossistema: conjunto compreendido pelo ecossistema natural e ambientes modificados pelo ser humano, contido na propriedade rural, no qual ocorrem complexas relações entre seres vivos e elementos naturais (rochas, solos, água, ar, reservas minerais).
Agrofloresta: sistema agrícola no qual se incluem árvores em agroecossistemas de produção vegetal ou animal.
Biofertilizante: fertilizante orgânico repleto de microorganismos (por isso é considerado um fertilizante “vivo”) usado no solo ou diretamente sobre a planta. Feito a partir de matéria orgânica fermentada (estercos, ou partes de plantas), que pode ou não ser enriquecido com alguns minerais como calcário e cinzas.
Biomassa: qualquer matéria de origem vegetal, utilizada como fonte de energia, para adubação verde ou para proteger o solo da erosão.

Cobertura Viva: cultura de cobertura do solo que é plantada juntamente com as culturas principais durante a estação de cultivo.
Cobertura Morta: restos culturais, adubos verdes picados e outros materiais vegetais secos ou em processo decomposição que são depositados sobre o solo, para fins de proteção contra erosão e fornecimento de matéria orgânica.
Composto: adubo orgânico que provém de todos os resíduos da propriedade agrícola, reunidos e preparados sob condições controladas para melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Compostagem: processo de preparação do composto.
Diversidade Ecológica (ou Biodiversidade): grau de heterogeneidade da composição de espécies, potencial genético, estrutura espacial vertical e horizontal, estruturas de alimentação, funcionamento ecológico e mudança no tempo, de um ecossistema ou agroecossistema.
Ecossistema: sistema funcional de relações complementares entre organismos vivos e seu ambiente, em uma determinada área física.
Efeito Residual: tempo em que um agrotóxico permanece nas plantas, nos alimentos, no solo, no ar e na água, podendo trazer complicações de ordem toxicológicas.
Esterco: excremento animal usado como fertilizante. O mesmo que estrume.
Horticultura: parte da agricultura que trata da exploração racional das plantas e se divide nos ramos da olericultura, floricultura, fruticultura e paisagismo.
Húmus: produto final resultante da decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal, que se caracteriza por uma massa escura, amorfa, heterogênea, insolúvel, possuindo carga negativa e alta capacidade de absorver àgua. O mesmo que humo.
Índice de produtividade: medida da quantidade de biomassa contida no produto colhido com relação à quantidade total de biomassa viva presente no restante do sistema.
Macronutrientes: nutrientes que as plantas necessitam em grandes quantidades (100Kg/hectare/ano), como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre.
Micronutriente: nutrientes que as plantas necessitam em pequenas quantidades (10Kg/hectare/ano): boro, zinco, ferro, molibidênio, cloro, manganês e cobre.
Planta Perene: que vive mais de três anos, florescendo ou não todos os anos. O mesmo que perene.
Planta Semiperene: que vive mais de dois anos e menos de três anos, como a cana-de-açúcar.
Produtividade do solo: capacidade de um solo de produzir espécies vegetais de interesse econômico para o ser humano, sob um sistema específico de manejo.

Quebra-ventos: conjunto de árvores plantadas perpendicularmente à direção do vento predominante com o objetivo de proteger a cultura e o solo da ação dos ventos.
Resiliência: capacidade genética dos organismos de resistirem a tensões ou fatores limitadores do ambiente.
Sistêmico: que diz respeito a um sistema orgânico; que atinge vários componentes de um sistema ou estrutura. O mesmo que holismo.
Toxicidade Aguda: poder letal de uma substância ou composto químico, seus derivados ou metabólitos.
Toxicidade Crônica: toxicidade cumulativa de uma substância ou produto químico.
Tratos Culturais: operações feitas nas culturas, tais como: adubação, rotação de culturas, manejo da matéria orgânica, entre outros.
Vulnerabilidade Genética: suscetibilidade de culturas geneticamente uniformes a danos ou destruições causados por surtos de uma doença ou praga, por condições climáticas mais drásticas do que o normal ou por alterações climáticas.

Artigo retirado de :http://www.institutoaqualung.com.br/info_ali44.html

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Partilhar as Nossas Novidades

Nós somos a Ana & Elisabete, duas amigas que resolveram unir-se pelo bem comum, pelo encontro connosco e com vocês. Nós encorajamos a todas e a todos para ir atrás dos seus sonhos e começar a torná-los em realidade.


Tudo tem o seu lugar e tempo, daí decidimos transformar e crescer juntas criando um projecto pensando na transformação pessoal e social da Humanidade. Nós estamos trabalhando em conjunto para criar cada um dos nossos sonhos e torná-los em realidade. E agora que começamos a criar este sonho, estamos certas de que haverá muito mais conforme vamos explorando os nossos sonhos juntas!

Com isto, criamos um novo espaço onde englobamos os diversos blogs e fóruns que mantínhamos em conjunto e em separado. Foi elaborado com o intuito de expandir os horizontes, desmistificar muitas áreas de abordagem psicológica e terapêutica, e orientá-lo para uma vida melhor, uma vida vivida na Plena Abundância do Ser.

Tem sido maravilhoso ver todas e todos chegando e entrando pela porta para tudo aquilo que temos para oferecer-lhes. Obrigada pela vossa participação.

Esperamos satisfazer a todas e todos com muito Amor, Paz e Sabedoria.
Estamos tão gratas por ter este espaço e tempo para todos nós partilharmos e crescer.
Aqui fica o nosso convite para vocês participarem e fazerem parte deste nosso novo Blog!

Co-Criando Um Mundo Novo
Vamos dar as mãos e criar um mundo onde Somos Todos Um, um verdadeiro Paraíso na Terra e viver na Plena Abundância do Ser!